Proposta Pedagógica

Os conceitos e práticas construtivistas foram algumas das inspirações para a construção da nossa metodologia, que ganhou ao longo do tempo novos contornos, frutos dos constantes estudos e aperfeiçoamentos de nossa equipe. Diretora Pedagógica e sua equipe docente.
    Brincar, construir amizades, não seguir modelos prontos, conhecer as diversas manifestações culturais de qualidade do Brasil, ter muitas experiências de reaproveitamento de todo tipo de material e comportamento respeitoso são características marcantes das crianças da Alto de Pinheiros.
    Acreditamos no valor educativo das brincadeiras infantis. Brincar é a forma natural de toda criança aprender sobre si mesma e sobre o mundo físico e social, sendo a infância o período de maior aprendizagem do ser humano.
Por isso, é muito importante que as experiências com o aprender nesta fase da vida sejam positivas.
    A aquisição da leitura e da escrita bem como dos conceitos matemáticos iniciais acontece naturalmente dentro de um ambiente alfabetizante e matematizante construído pelas professoras, no qual acontecem jogos e outras atividades lúdicas.
    A leitura e a escrita têm um programa que evolui do Jardim 1 (4 anos) até o final do jardim 2 (5 anos). Esse programa não utiliza livros ou cartilhas convencionais, mas reúne o que julgamos ser o melhor em termos de poesia, relatos, músicas, histórias e textos variados da cultura brasileira.
    Para a matemática, introduzimos as situações cotidianas da classe, como: divisão e distribuição de materiais, resolução de situações problemas e contagem, para estimularmos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, aplicado a situações que são sempre significativas para a criança.
    O inglês na Alto de Pinheiros é oferecido às crianças de duas maneiras:
• A partir dos 3 anos, como matéria optativa no contra turno;
• A partir dos 4 anos, uma vez por semana , uma aula da grade curricular é ministrada em inglês, oferecendo às crianças uma maior variedade de vocabulário.
    A Escola ainda oferece em seu currículo atividades em artes plásticas, música, teatro e dramatizações, histórias e contos de fadas, poesias e educação física.
Aos 5 anos e meio, concluindo a educação infantil aqui na escola, a criança encontra-se em processo avançado de alfabetização, amadurecida, com boa bagagem de conhecimentos e experiências educativas e segurança suficiente para ingressar no ensino fundamental de qualquer escola.